Faculdade de Moda: O que estuda? Aprende a Costurar? E o Glamour???

Oi pessoal, hoje resolvi fazer um post diferente. Não é sobre dicas de moda, resenhas de produtos e nem inspirações.
É sobre um assunto que eu entendo bem e é o motivo de estar aqui falando cada virgula a vocês com toda certeza do mundo: FACULDADE DE MODA!
 Sabe quando a professora pergunta pra você ainda criança o que você quer ser quando crescer?
Então, foi na 3ª série (sim, sou da época da série, 4º ano agora rs) minha professora me perguntou sobre e eu respondi: 
- ESTILISTA!

Eu provavelmente assisti a algum programa ou vi em alguma revista algo sobre o assunto, pois uma criança de 8, não sabe muito bem o que uma estilista faz. Pelo menos na minha época não sabia. Hoje é muito mais fácil! #googleÉvida
Então, eu decidi ser estilista, comecei a esboçar meus primeiros "croquis", e a ser "da moda", compras revistas, reparar nas roupas das pessoas, AMAR ainda amo encartes de lojas e por ae vai.
Mas sou de uma família humilde, numa cidade que na época não era tão evoluída quanto hoje é, e foi assim que o sonho começou a ficar pra segundo plano.
Até eu terminar o segundo grau e decidir, que se não fosse fazer faculdade de moda, não faria de nada #revolts

A Unigranrio, faculdade da minha cidade, inclui o curso de DESIGN DE MODA, e eu fiz o Enem pra tentar entrar.
Fiz o ENEM, consegui passar, fui fazer minha inscrição pro PROUNI e nossa, quanta enrolação, pega papel aqui, declaração ali, vai pra casa da minha mãe, falta trabalho e... chegou o último dia de inscrição e uma declaração original se perdeu em algum monte de papéis. :(

Esperei um semestre inteiro para fazer uma nova inscrição e dessa vez, EU CONSEGUI! 
E foi muita emoção!! 

Depois de ter contado minha história, vamos falar sobre tudo que aprendi lá, vou separar pro períodos e contar um pouco sobre cada matéria e professor.

O curso é uma Graduação Tecnológica, eu fiz a grade antiga, que foi 2 anos e meio de curso, mas hoje o curso é só de 2 anos.
Já adianto que você não vai aprender 100% a costurar, se você quer mesmo aprender, tem que fazer um curso por fora. Eu hoje, estou fazendo um no Senac de Costureiro, é muito bom.
E Glamour minha gente??? Só a revista que você irá comprar kkkkkkkkk
Estudante de moda rala muito, estuda demais!!! Eu acho até engraçado quando alguém fala que estudante de moda só frequenta Fashion Rio. Mal sabem eles o quanto é difícil conseguir um convite!
Duvidam que tem que estudar muito?? Continuem lendo então...

~ 1º Período:

- HISTÓRIA DA ARTE E DA INDUMENTÁRIA I
- TEORIA DA COMUNICAÇÃO
- MODELAGEM I
- REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
- ESTUDOS DA COR
- DESENHO DE OBSERVAÇÃO DA FIGURA HUMANA

Meu primeiro período foi muito bom e de cara gostei do curso, os professores eram ótimos e eu aprendi, sim APRENDI A DESENHAR!!!
Graças ao professor Álvaro, de Desenho de Observação da Figura Humana. Eu acho que não tem essa matéria na nova grade, mas afirmo sem pensar 2 vezes que foi a matéria mais importante de todo o curso pra mim. Eu não sabia desenhar NADA, e se hoje eu consigo fazer uma pessoa "perfeita", é graças a ele #vlwAlvaro
Um dos meus últimos desenhos do 1º período.

~ 2º Período:

- LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO
- HISTÓRIA DA ARTE E INDUMENTÁRIA II
- OFICINA DE COSTURA
- MODELAGEM II
- PESQUISA DE MODA I
- DESENHO DE MODA I
- HISTÓRIA DO DESIGN

Eu amei o meu segundo período, foi quando começaram a ativar nossa criatividade.
Foi o primeiro contato em pesquisar coisas relacionadas a um tema específico e transformar isso em um produto de moda. Foi quando conhecemos mais sobre designers maravilhosos, e foi quando começamos a definir o nosso traço. 
Os meus desenhos eram certos nas proporções mas não tinham aquele estilo de moda. E foi isso que aprendemos no Desenho de moda. Como alongar a silhueta, como colorir e até como assinar.
OLHA COMO MUDOU!!!

A matéria eu mais gostei foi Pesquisa de Moda, foi quando conheci a incrível Fran Pimentel. Ela foi a responsável por eu traçar um foco e saber o que eu queria ser dentro do mercado.
Nessa matéria fiz meu primeiro painel de inspirações, olha só:

Ahh, tivemos Oficina de Costura... "tivemos". 
Você não vai aprender a costurar na faculdade, lá tinha todo o maquinário, tinha a Gisele, que ficava as tardes lá no Ateliê para quem quisesse ir e aprender, mas no horário dessa aula, era MUITO raro alguém sentar na máquina. Era no mesmo dia de Modelagem e como a professora era a mesma, acho que meio que ela se enrola e acabava que nunca dava costura.

~ 3º Período:

- TECNOLOGIA TÊXTIL
- ERGONOMIA
- HISTÓRIA DA MODA CONTEMPORÂNEA
- PESQUISA DE MODA II
- MODELAGEM III/ MOULAGE
- DESIGN TÊXTIL
- DESENHO DE MODA II

Tecnologia têxtil era muito chato, era muito confuso. Eu era da última turma de 2 anos e meio, e nesse período nos juntamos (só nessa aula) com a primeira turma de 2 anos. Então, a turma era muito grande, era bagunçado, o professor não parecia muito certo e enfim...
Um dos exercícios de Tecnologia Têxtil. Perdoem a foto rs

Design Têxtil não, era bem bacana, mesmo sendo com mesmo professor rs, aprendemos a silkar e tudo sobre estamparia. Foi bem legal.
Estampa criada por mim e estampada também rsrs

Ergonomia era mais voltado pro nosso meio, condições de fábricas, ateliês, lojas etc
Moulage é muito legal! Você cria uma roupa já no drapping, nós criamos um corselet. Moldamos e cada um poderia fazer de um jeito.
O meu ficou assim: 
Eu fiz o meu de papel, mas eu costurei também. Deu trabalho? MUITO! Mas ficou lindo né?

Esse período foi quando eu fiz meu primeiro planejamento de coleção. Foi quando conheci o MESTRE Eli Dias. Minha coleção foi inspirada no filme Cisne Negro, e foi um preparo pro semestre seguinte, em que faríamos o planejamento do projeto final.
Essa é a prancha de público Alvo

E esse foi o Look Conceitual da coleção Liberdade Obscura.

~ 4º Período:

- MARKETING
- EMPREENDEDORISMO
- DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO I
- PRODUÇÃO DE MODA
- MODA E CULTURA BRASILEIRA
- DESENHO DE MODA COMPUTADORIZADO
- MODELAGEM COMPUTADORIZADA

Esse foi o período que recebemos o tema do nosso projeto final (na verdade foi no último dia do 3º período), então começamos o desenvolvimento da nossa coleção, pesquisar público alvo, cores, tecidos, estampas e isso tudo foi feito com a criação do nosso Sketchbook. Onde colocávamos TUDO lá. Nossas pesquisas, nossas inspirações, TUDO.
Aprendi a mexer no Modaris que é um programa de modulagem computadorizada, para fazer moldes e também no Corel e Photoshop, para fazer fichas técnicas e desenhos técnicos.
Marketing e Empreendedorismo foram on-line, e sinceramente, não foram boas, eu acho que são matérias que seriam muito mais interessantes se fossem presenciais.
Produção de Moda sou muito suspeita, pois é com isso que quero trabalhar, então foi lindo!
Moda e cultura brasileira foi emocionante, a professora Vânia Mourão, saca muito sobre tudo. Ela que sempre deu história da arte e da indumentária, e nesse período ela simplesmente contava uma história que ela viveu! Ela sabia demais e não nos poupava disso!

~ 5º período O ÚLTIMO!!!

- DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO II
- TCC
- COMUNICAÇÃO SOCIAL
- MODELAGEM IV

O que dizer desse período que eu vivi intensamente???
Junto com o Mestre Eli, essa era a hora de colocar tudo que foi idealizado no período passado em ação. Correr atrás de tecido, estamparia, costureira. Nossa, minha estampa dá uma novela das 8, um dia conto pra vocês rs
Tivemos que fazer o nosso artigo, que foi orientado pela nossa coordenadora, Rita Quintanilha, a mesma responsável pelo Desenho de Moda, e a mesma responsável por fazer eu acreditar em mim.
Modelagem foi só um help pra quem iria fazer a modelagem da roupa do desfile.

Comunicação social foi com o maravilhoso e fofo do Marco Aurélio, ele é super gente boa, muito divertido e foi o que me deu muita força pra criar o blog.
Me deu várias dicas de layout, como escrever, dicas de posts.
Toda semana eu tinha que mostrar meu blog pra ele, e ele sempre me ajudava em algo.
Afinal, a matéria dele tinha até a ver com isso ne?

Então nós fizemos a nossa coleção, inspirada em um tema proposto pela faculdade que foi; 
Brasil em Campo: Jogo da Memória.
Nós deveríamos escolher um subtema que tivesse a ver com o passado do Brasil no futebol.
Eu escolhi falar sobre o ZAGALLO. E nós deveríamos apresentar um desfile com 2 looks da coleção, junto com uma breve apresentação da coleção.
Tudo sobre meu projeto, falo em um outro post, senão esse fica ainda mais imenso kkkk
Só pra não ficarem na vontade, uma foto dos looks. Mas prometo fazer um post só sobre meu projeto final!

Então foi isso, um sonho realizado, de uma forma linda, 10 no projeto final, 10 na banca, e o melhor de tudo, ser elogiada pelas pessoas que eu mais admiro e ter o apoio das pessoas que eu mais amo.
Eu AMEI fazer a faculdade e eu faria tudo novamente, todos os professores foram ótimos, super envolvidos e sempre dispostos a ajudar.

A minha faculdade foi a UNIGRANRIO, unidade de DUQUE DE CAXIAS, como eu disse, era bolsista do PROUNI, então não sei valores, mas podem entrar no site para mais informações:
http://www.unigranrio.br/cursos/moda/


* Eu não estou sendo paga nem beneficiada de alguma forma com esse post. Estou apenas expondo a minha experiência, na faculdade que eu cursei.

Comentários

  1. Estou cursando Moda. Estou no último ano, no preparo para o meu amado TCC que já está me deixando louca.
    Fui ao contrário de você. Eu sempre quis ser Cineasta, mas a faculdade era cara demais, e decidi fazer uma segunda opção que me desse dinheiro para depois eu fazer o que amava... E então me veio a ideia da Moda e aqui estou eu. Claro que é uma área que eu gosto, mas o meu amor mesmo é cinema.
    E cá entre nós odiei História da moda, e Marketing. E amei Antropologia <3 e as aulas de desenho, ilustração, moulage, modelagem *--*

    www.agindodiferente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marketing foi tenso pra mim tbm, foi on line, muito ruim estudar sozinha rsrs
      E História da moda, era chato em algumas épocas, mas depois ficou mt legal, o ruim era q as aulas eram muito longas, o que tornava cansativo
      Moulage é muito amor rsrs

      Excluir
  2. Meu sonho é fazer moda, mas como não tenho apoio de ninguém nem ajuda, decidi fazer gestão financeira, pra conseguir um trabalho melhorzinho e então entrar na tão sonhada facul de design de moda <3
    Então, acha melhor entrar num curso de corte e costura, antes de entrar na facul? Ain, fico tão curiosa KK
    Eu fui que nem você, já desde novinha, sabia o que queria <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ashley, eu tbm ñ tinha apoio de ninguém tbm, mas fui a luta, considero isso a realização de um sonho msm.
      Acho legal vc fazer um curso de costura sim, fazer antes da faculdade te ajudaria mais na frente, tipo no tcc. Pode fazer ao mesmo tempo tbm, eu fiz no Senac e são só 2 meses, passa rapidinho, mas são todos os dias.
      Boa sorte :)

      Excluir
  3. Meu sonho e cursar moda, mas está em segundo plano. Quero passá-lo para o primeiro. E por coincidência moramos na mesma cidade. Nem sabia que na unigranrio daqui tinha esse curso, bom saber. (Achei o flyer da Flawless Party hoje, por isso estou aqui, amei a ideia de divulgação! Fiquei animadíssima com a festa, por ser belieber e com o seu blog também!)

    www.artigosdesereia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uauuuuu, achei sem querer, quando li Eli Dias já sabia que foi massa, tudo lindo estou assim louquinha com meu TCC. tudo lindo adorei ver seu trabalho parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Mohegan Sun - Casino, Restaurants, Events - Missouri
    Mohegan 목포 출장안마 Sun in 전라북도 출장마사지 Uncasville, CT offers one 광명 출장안마 of 제주 출장안마 the most 충주 출장샵 exciting entertainment, dining, shopping, and more fun things to do in the USA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário